Modelo de carta de pedido de demissão

MODELO DE CARTA DE DEMISSÃO

CARTA DE DEMISSÃO COM PEDIDO DE DISPENSA DO CUMPRIMENTO DO AVISO PRÉVIO.

Prezado Sr. Diretor do Setor de Recursos Humanos (Aqui pode trocar para o nome do próprio empregador ou para ‘representante legal da empresa tal’)

Venho, por meio desta, solicitar o meu desligamento da empresa, devido a motivos de foro íntimo.

Requeiro, ainda, se possível, a dispensa do cumprimento do aviso prévio, encerrando-se o contrato de trabalho de forma imediata.

Por fim, agradeço a oportunidade e me coloco sempre à disposição.

Cidade, dia do mês do ano.

______________________________________

ASSINATURA DO EMPREGADO

PERGUNTAS FREQUENTES

O empregador é obrigado a dispensar o cumprimento do aviso prévio do empregado no pedido de demissão?

Não. A dispensa do cumprimento do aviso prévio é uma liberalidade do empregador, ou seja, cabe ao patrão a decisão acerca do cumprimento ou não do aviso prévio no pedido de demissão.

O que acontece se o empregador não dispensar o cumprimento do aviso prévio e, ainda assim, o empregado não comparecer ao emprego?

Via de regra, quando o empregado pede demissão, ele possui obrigação de cumprir o aviso prévio. Caso o obreiro venha a faltar de forma injustificada durante o período em que deveria estar cumprindo o aviso prévio, o empregador poderá efetuar os descontos legais no momento do pagamento da rescisão do trabalhador.

Quem pede demissão tem direito a sacar FGTS ou receber seguro desemprego?

Quem pede demissão não tem direito a sacar o FGTS de forma imediata. Apenas após 3 anos com a conta do FGTS inativa é que o empregado poderá efetuar o saque, ou seja, o empregado precisa passar 3 anos sem trabalhar de carteira assinada para poder sacar.

Quanto ao seguro desemprego, quem pede demissão também não tem direito, pois o seguro desemprego foi feito apenas para os casos de demissão involuntária.

Recomendado para você: