Modelo de Pedido de Demissão com dispensa do aviso prévio (Novo Emprego)

Modelo de Carta de Demissão.

PEDIDO DE DEMISSÃO EM VIRTUDE DE NOVO EMPREGO

Cidade, dia do mês do ano.

Estimado Sr(a),

Venho, por meio desta, formalizar o meu pedido de demissão, tendo em vista ter aceitado nova proposta de emprego que atende aos meus anseios profissionais.

Solicito, se possível, a dispensa do cumprimento do aviso prévio, encerrando-se a relação de emprego de forma imediata.

Gostaria de agradecer pela oportunidade de ter feito parte do quadro de funcionários da empresa e me coloco à disposição.

Cordialmente,

________________________________

NOME E ASSINATURA DO EMPREGADO.

——————————————————————————

EMPREGADOR ciente em ____/_____/_____

  Θ   Fica o empregado dispensado do cumprimento do aviso prévio.

  Θ   O empregado deverá cumprir o aviso prévio.

_________________________________

ASSINATURA DO EMPREGADOR

PERGUNTAS FREQUENTES

O empregador é obrigado a dispensar o aviso prévio quando o empregado já encontrou um novo emprego?

Depende. A lei trabalhista propriamente dita não obriga o empregador a dispensar o empregado do aviso prévio nos casos em que, já havendo um emprego novo, há o pedido de demissão.

No entanto, algumas convenções coletivas de trabalho já trazem uma cláusula específica, obrigando o empregador a dispensar o empregado do cumprimento do aviso prévio no pedido de demissão caso seja comprovada a contratação em novo emprego.

Obs: A comprovação do novo emprego DEVE necessariamente se dar POR ESCRITO, ou seja, o novo empregador precisa emitir uma declaração de que o empregado foi ou vai ser contratado no regime celetista.

O empregado precisa fazer uma carta de demissão?

O empregado precisa, SIM, fazer uma carta de pedido de demissão para formalizar o seu pedido. A carta de pedido de demissão é essencial para que se faça prova sobre a vontade do empregado em terminar a relação de emprego de forma unilateral.

Portanto, para o empregador É ESSENCIAL que TODO EMPREGADO que peça demissão apresente uma carta de pedido de demissão de preferência escrita de próprio punho.

O que o empregador precisa pagar ao empregado que pede demissão?

Ao empregado que pede demissão, o empregador deve pagar saldo de salário, férias proporcionais + 1/3, férias vencidas (se houver) e 13º salário proporcional.

Caso o empregado se recuse a cumprir o aviso prévio, o empregador pode efetuar o desconto relativo as faltas injustificadas no momento da homologação da rescisão.

Recomendado para você: