Modelo de advertência por falta injustificada ao trabalho

Modelo de advertência.

Modelo de Advertência ao empregado por falta injustificada

À NOME COMPLETO DO TRABALHADOR(A)

(NÚMERO DA CTPS)

(FUNÇÃO)

ADVERTÊNCIA

Ref: Falta injustificada ao trabalho;

Prezado Sr(a) ________________________ (nome do trabalhador(a))

Na qualidade de empregador, venho advertir V. Sa. do que se segue:

No(s) dia(s) XX/XX/XXXX, foi apurado que V. Sa.  deixou de comparecer ao posto de trabalho, não apresentando qualquer justificativa para tanto.

Diante da falta grave cometida, venho aplicar pena de Advertência Escrita, ficando V. Sa. desde já ciente que o excesso de faltas injustificadas pode ocasionar a pena máxima de dispensa por justa causa com base no artigo 482, alínea e (Desídia no desempenho das respectivas funções) da CLT.

Caso haja a recusa no recebimento da presente advertência, para validação serão colhidas as assinaturas de 2 (duas) testemunhas, comprovando, portanto, a sua ciência, independente de sua assinatura.

Me coloco à disposição para sanar eventuais dúvidas.

Sem mais para o momento.

CIDADE, DIA/MÊS/ANO

ASSINATURA DO EMPREGADOR (Ou RH – quem tenha poderes para aplicar advertências)

CIENTE DO EMPREGADO: ASSINATURA DO EMPREGADO – DIA/MÊS/ANO

Testemunha 01: _____________________________

CPF: ____________________

Testemunha 02: ____________________________

CPF: ____________________

PERGUNTAS FREQUENTES

Falta injustificada é motivo para advertência escrita?

Recomenda-se que na primeira falta injustificada do empregado, o empregador ou seu preposto aplique apenas uma advertência verbal, porém efetue todos os descontos salariais advindos da ausência sem motivação.

A partir da segunda falta injustificada, no entanto, o empregador não só pode como deve aplicar advertências escritas ao empregado, pois, em caso de muitas faltas injustificadas em um curto período as advertências e suspensões servirão como base para a aplicação de uma dispensa por justa causa.

Em que momento devo aplicar a advertência escrita por falta injustificada ao empregado?

É importante que a advertência escrita seja aplicada no dia em que o empregado comparecer novamente ao trabalho após a falta injustificada. Isso quer dizer que se o empregado faltou na terça feira, o empregador, se quiser aplicar a advertência, deve fazê-lo já na quarta feira durante a jornada de trabalho do funcionário.

O empregador NÃO pode aplicar uma advertência por fatos passados, isto é, não se pode aplicar uma advertência ao empregado por uma falta injustificada ocorrida semanas atrás, por exemplo.

O empregado pode se recusar a assinar a advertência?

O empregado até pode se recusar a assinar, pois ninguém é obrigado a fazer prova contra si mesmo. Porém, isso não será um problema.

Para que a advertência escrita possua validade mesmo sem a assinatura do empregado, é IMPRESCINDÍVEL que o empregador colha a assinatura de 2 testemunhas que presenciaram o fato.

Com a assinatura das testemunhas, a advertência é válida mesmo sem a assinatura do empregado.

Recomendado para você: